Blog

Piso drenante: conheça o funcionamento e características desse material

Usar pisos drenantes é uma das formas de atingir a taxa de permeabilidade determinada por cada município. Por isso, é essencial que todo arquiteto conheça o funcionamento e características desse material.

 

O que é piso drenante?

Piso drenante, também conhecido como piso permeável, é um tipo de piso poroso formado por uma combinação de concreto com pedras granuladas. Ele deixa a água escoar facilmente pelo piso e chegar até o solo. Trata-se de uma solução sustentável que reduz os problemas causados por impactos climáticos como enchentes e alagamentos.

Quais são as vantagens do piso drenante?

 

Permeabilidade

O piso drenante de concreto é 100% permeável, o que permite que a água da chuva ou outros líquidos cheguem até o solo com facilidade. Essa característica do piso drenante ajuda a evitar enchentes, alagamentos e o acúmulo de lama. O escoamento da água por meio do piso drenante também evita o sobrecarregamento dos esgotos, diminuindo o entupimento de ralos. Além disso, em épocas de calor, o piso drenante ajuda a evitar a poeira no solo, facilitando também a limpeza.

 

Sustentabilidade

Um dos fatos mais legais sobre o piso drenante é a sustentabilidade do material.

Ele é produzido com resíduos reaproveitados ou bases naturais como fibras e pedras.

Diante desse contexto, os pisos drenantes ajudam na reciclagem de resíduos da construção civil e contribuem na redução dos impactos ao meio ambiente.

 

Resistência

Os pisos drenantes são materiais resistentes que podem ser usados em áreas de tráfego intenso. Existem pisos drenantes indicados para áreas de paisagismo e tráfego médio e outros para espaços com alto tráfego, como estacionamentos.

 

Segurança

O piso drenante também é antiderrapante. Sendo assim, evita escorregões, quedas e outros tipos de acidentes. Além disso, por conta da porosidade, o piso drenante não acumula lama e nem água, garantindo a segurança e conforto dos usuários da área. Inclusive, o material é bastante usado em locais que atendem regras de acessibilidade devido à sua segurança.

 

Economia

O piso drenante é um daqueles materiais que ajudam a reduzir os custos da obra. Ele dispensa contrapiso, argamassa e rejunte, economizando material e otimizando a entrega para o cliente.

 

Conforto térmico

As pedras granuladas usadas no piso drenante ajudam a reduzir a temperatura da superfície em até 7º C se comparado ao asfalto, por exemplo. Por isso, o piso drenante é uma ótima escolha para o revestimento de áreas externas como o entorno de piscinas e caminhos de jardim.

 

Estética

Devido ao desenvolvimento da tecnologia na construção civil, o design do piso drenante está cada vez mais moderno e criativo. No caso do piso drenante intertravado permeável, é possível criar várias padronagens com a peça, já que os tamanhos e as cores estão mais diversificadas. A estética do piso drenante pode criar uma atmosfera moderna, rústica, contemporânea e vários outros estilos na área externa.

 

Como instalar?

O piso drenante dispensa o uso de argamassa e rejunte no assentamento.

Seu processo de instalação é bem simples, veja o passo a passo:

1. Após a nivelação do solo espalha-se uma camada de brita de, aproximadamente, 12cm de espessura.

2. Sobre essa camada de brita, espalha-se uma camada de areia de aproximadamente 7cm de espessura.

3. A próxima etapa é colocar as placas de piso drenante usando uma linha de nylon para orientar o alinhamento e nivelamento.

4. A colocação deve garantir que as placas de piso drenante fiquem travadas.

 

Como limpar?

O piso drenante usado em residências pode ser limpado com sabão neutro e jatos de água. Já em áreas maiores de alto tráfego recomenda-se o uso de uma máquina de alta pressão e acabamento com sabão neutro para uma limpeza completa. Sem dúvida, os pisos drenantes são uma ótima opção para obras sustentáveis.

 

Fonte: https://www.vivadecora.com.br/pro/curiosidades/piso-drenante/

 

Melo Honorato Engenharia

 

Vocação em realizar sonhos

 

Nosso endereço: Rua Conde Dolabela n° 71 - sala 408 - Centro. Lagoa Santa / MG.

 

Telefone: (31)3681 2185 | WhatsApp (31) 98577-0175

Voltar