Blog

Paisagismo

Paisagismo

Planta é vida! Além da beleza estética, elas proporcionam uma sensação especial de frescor, aconchego e bem-estar. Podendo ser utilizadas em jardins, varandas e até interiores.
Mas para criar um ambiente harmônico, que valorize a beleza e vitalidade das plantas é preciso elaborar um projeto de paisagismo específico para cada ambiente.
O que é paisagismo
 
O paisagismo ajuda na organização da paisagem, utilizando elementos funcionais e estéticos que complementam a vegetação. 
É uma arte, que visa a composição de um espaço livre com diversas espécies de vegetações e equipamentos, como piscinas, caminhos, pergolados, fontes e cercas.
 
Esse tipo de projeto envolve questões de composições de espaço e está diretamente ligado a área de Arquitetura e Urbanismo.
 
Técnicas de paisagismo
 
Escolha as plantas certas
As plantas são uma parte importante da composição da paisagem e a escolha adequada das espécies faz toda a diferença no paisagismo. É importante levar em consideração as principais características do local, como quantidade de luz solar e o espaço disponível para o cultivo. Bem como considerar os atributos de cada planta, como o porte, época de floração, necessidade de manutenção, produção de frutos, cores e texturas.
 
Inclua elementos estéticos e funcionais
Além das plantas, diversos elementos ajudam a compor a paisagem e proporcionam a interação com o espaço e a criação de áreas de permanência. Inclua gazebos, pergolados, redários, bancos e outros móveis de jardim. Lembre-se que os materiais utilizados devem ser adequados para uso externo, resistentes e de acordo com o conceito do espaço.
 
Faça uso da água
 
A água traz umidade e conforto para qualquer espaço, além disso, seu som é tranquilizante. Com seu uso é possível criar cenários incríveis e possibilitar diversão, contemplação e relaxamento. A água pode ser inserida no espaço de diversas formas, como piscinas, espelhos d’água, fontes e lagos.
Invista em uma boa iluminação
A iluminação é capaz de transformar o espaço e permitir que qualquer local seja funcional também durante a noite. As luzes podem dar destaque para plantas, esculturas e outros elementos, iluminar caminhos e deixar tudo mais acolhedor e aconchegante.
 
Use vasos
Os vasos são opções simples e práticas para cultivar plantas em qualquer espaço, principalmente áreas pequenas e internas. Além disso, são elementos versáteis que permitem diversas configurações, podem ser suspensos e se apresentam em variadas cores, tamanhos e formatos.
 
Defina limites e caminhos
O percurso no paisagismo é importante para direcionar e guiar as pessoas pelo espaço, além disso, os caminhos também ajudam a formar desenhos e proteger as plantas. Use pedras, madeiras e pisos que não sejam escorregadios. As cercas, jardins verticais, paredes verdes, cerca-vivas, muros e painéis definem as áreas do jardim e podem garantir a privacidade dos ocupantes.
 
 
Todas essas técnicas ajudam a guiar o projeto de paisagismo e garantem que o espaço verde seja belo, prático e incrível.
 
Fonte: tuacasa
 
Melo Honorato Engenharia - FALE CONOSCO
 
Vocação em realizar sonhos 
 
 
Nosso endereço: Rua Conde Dolabela n° 71 - sala 408 - Centro.
Lagoa Santa / MG.
 
Telefone: (31)3681 2185 | WhatsApp: (31) 98577-0175

Voltar