Blog

Dicas para criar sombra e evitar a incidência do sol

Dicas para criar sombra e evitar a incidência do sol

A incidência do sol nesta época do ano é bastante forte. Uma preocupação comum para quem constrói casas é a posição do sol, dependendo da incidência dele no período da manhã ou da tarde, pode afetar bastante a valorização da casa e portanto este é um assunto que interessa muito aos arquitetos na hora de projetar um imóvel, bem como aos corretores de imóveis na hora da venda.

Os raios solares podem tornar o ambiente mais quente, estragar móveis, pisos, entre outros.

É evidente que em algum momento o sol vai bater em partes da casa, mas há alguns casos que gostaríamos de proteger da incidência direta dos raios solares e a melhor forma de fazer isto é criar mecanismos que produzam sombra sobre a edificação ou a parte dela, como portas e janelas, onde você não deseja receber sol.

Confira alguma dicas úteis para produzir sombra na sua casa:

 

Toldos

O toldo é uma das alternativas mais utilizadas para produzir sombra, principalmente nos estabelecimentos comerciais. Mas existem no mercado muitos modelos modernos que podem ser usados em casas também, especialmente em garagens para proteger os automóveis da exposição solar, chuva e outros. Uma desvantagem é que a lona do toldo precisa ser trocada de tempos em tempos, pois ela deteriora com o passar do tempo.

 

Cortina Blackout

Cortinas Blackout são conhecidas como cortinas corta luz. Uma opção mais simples e econômica muito usada internamente, mas há casos bem específicos onde é possível usá-la externamente.

Ideal para quem deseja diminuir a luminosidade no interior da casa ou em áreas abertas como a lavanderia.

 

Ombrelone

O ombrelone é um tipo de cobertura mais comum em áreas de piscinas e jardins. É uma espécie de guarda-sol gigante.

 

Árvores

A arborização é sem dúvida a forma mais eficiente e natural para produzir sombra e evitar os raios solares do que uma árvore.

A única desvantagem é a limitação de espaços. Por isso é importante a escolha de uma planta com baixa estatura, como as frutíferas ou outros tipos de árvores como a quaresmeira, Resedá, entre outras.

 

Pérgola

Um pergolado é sem dúvida uma opção charmosa e que proporciona uma beleza ao ambiente. Trata-se de uma edificação de madeira, que pode ser coberta com plantas do tipo trepadeiras ou mesmo fazer a cobertura com um telhadinho leve de policarbonato, telhas sanduiches, vidro opaco, entre outros. Se bem trabalhado, pode ser uma boa alternativa na criação de sombra para janelas, jardim de inverno ou outras partes da sua casa.

 

Tela para sombra

Existem telas apropriadas para a geração de sombra. Elas são bastante usadas para coberturas de automóveis e em floriculturas.

É uma tela semitransparente e que não retém água. Ela apenas quebra a incidência mais forte do sol, mas não chega a bloqueá-lo totalmente.

Sua desvantagem é que ela precisa de espaço e algumas condições para sua instalação, como os postes de sustentação.

 

Fonte: https://www.casadicas.com.br/bem-estar/7-dicas-para-criar-sombra-em-casa-e-evitar-a-incidencia-do-sol.html

 

Melo Honorato Engenharia Vocação em realizar sonhos

Nosso endereço: Rua Conde Dolabela n° 71 - sala 408 - Centro. Lagoa Santa / MG.

Telefone: (31)3681 2185 | WhatsApp (31) 98577-0175

Voltar