Blog

Altura ideal da mesa para cada tipo e ambiente

Altura ideal da mesa para cada tipo e ambiente

 
Altura ideal da mesa para cada tipo e ambiente
 
Existe uma altura ideal para cada tipo de mesa. A altura certa garante conforto, funcionalidade e ergonomia de quem utilizará. Problemas de coluna, má postura e até lesões por esforço repetitivo podem ser causados por uma mesa na altura errada. 
 
Além disso, mesas com intuito decorativo, devem ter uma altura adequada a fim de não atrapalhar a movimentação e o design do ambiente. Veja abaixo alguns exemplos de mesas e suas alturas ideais:
 
Mesa de centro
 
A mesa de centro, além de completar a decoração da sala de estar, é muito funcional. Podendo ser usada como apoio para um lanche ou café, e para acomodar itens do dia a dia, com controle remoto, livro, óculos e celular. 
 
Em geral, a recomendação é de que a mesa de centro fique abaixo da linha do sofá. Variando de 30 a 40 centímetros. Em ambientes com sofás mais modernos e de living, que costumam ser mais baixos, a altura fica entre 25 e 30 centímetros.
 
Mesa de jantar
 
A recomendação é de que a mesa de jantar tenha entre 70 a 75 centímetros contados do chão até o tampo. 
 
É importante observar a espessura do tampo. Se ele for muito espesso, a altura total pode diminuir. Influenciando assim no conforto e ergonomia de quem utiliza. 
 
A altura das cadeiras também deve ser observada. A altura ideal das cadeiras é de 47 centímetros e elas devem ficar afastadas uma das outras cerca de 30 centímetros.
 
Outra dica é manter a mesa de jantar a cerca de 90 centímetros entre a parede e os demais móveis. 
 
Mesa de escritório
 
A mesa de escritório é onde geralmente se passa mais tempo. Portanto, deve ser bem pensada. Sua altura padrão é 70 centímetros. Porém, pessoas abaixo de 1,70m se beneficiam de mesas de trabalho de 65 centímetros. E já pessoas acima de 1,70m precisam de mesas com alturas entre 70 e 75 centímetros.
 
Vale também observar a altura da cadeira. O monitor do computador deve ficar abaixo da linha horizontal dos olhos e a distância de aproximadamente um braço de quem utiliza. O mouse e o teclado devem ficar alinhados com o cotovelo e as pernas precisam formar um ângulo de 90°.
 
Mesa lateral 
 
A mesa lateral é decorativa e prática. Ela deve ficar um pouco acima do braço do sofá. Variando entre 50 a 60 centímetros. O ideal é que ela fique 10 centímetros acima da linha do braço do estofado. 
 
Mesa Infantil
 
A mesa infantil deve estar na altura adequada da criança e essa altura varia de acordo com a idade. 
 
A altura para crianças entre 1 e 2 anos deve ser de 40 centímetros. Já para crianças entre 2 e 3 anos deve ser de 48 centímetros. Para crianças com idades entre 4 e 6 anos, a altura deve ser 52 centímetros. E crianças com idades entre 6 e 8 anos precisam de mesas com altura de 60 centímetros.
 
A partir dessa idade, as mesas já podem ter a altura padrão de uma mesa para adultos e passa a ser regulada pela cadeira. 
 
Agora é só escolher a mesa que mais combina com você e sua casa!
 
 
 
Fonte: decorfacil
 
 
 
 
Melo Honorato Engenharia - FALE CONOSCO
 
Vocação em realizar sonhos 
 
 
Nosso endereço: Rua Conde Dolabela n° 71 - sala 408 - Centro.
Lagoa Santa / MG.
 
Telefone: (31)3681 2185 | WhatsApp: (31) 98577-0175
 

Voltar